• Atendimento
    (34) 3411-9700
  • Segunda a quinta-feira, das 8h30 às 21h
    Sexta-feira 8h30 às 18h
  • contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
Sobre a FAMA

 

A Faculdade Aldete Maria Alves – FAMA iniciou suas atividades no dia 08 de maio de 1998 com o início das aulas no  curso de Ciências Contábeis (autorizado através da Portaria nº. 375/98). No ano de 1999 foram autorizados os cursos de Administração (Portaria MEC nº. 890 de 21/06/1999) e Pedagogia (Portaria MEC nº. 1.506, de 19/10/1999). Em 2002 foi autorizado o Curso de Direito (Portaria MEC nº. 919 de 27/03/2002). No ano de 2013 foram autorizados os cursos de Engenharia Civil e Sistemas de Informação (Portaria MEC nº. 114 de 07/03/2013) e em 2015 foi autorizado o curso de Psicologia (Portaria MEC nº. 914 de 27/11/2015).

A Pós-graduação lato sensu, iniciada na Instituição em 2004, oferece vários cursos de Especialização presenciais, nas áreas administrativa, contábil, jurídica e educacional.

As atividades de pesquisa dos discentes de graduação são viabilizadas mediante os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, sendo eles: Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC FAMA) e Programa de Iniciação Científica (PIC FAMA).

As ações de extensão, hoje consolidadas, representam outra via de direcionamento dos trabalhos acadêmicos, a qual possibilita o contato e o intercâmbio permanentes entre o meio universitário e o social, intensificando as relações transformadoras entre ambas por meio de processos educativos, culturais e científicos, visando à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, à integração com a comunidade e ao fortalecimento do princípio da cidadania, bem como ao intercâmbio artístico-cultural.

Nesses anos de funcionamento da FAMA, esta vem se consolidando pelo seu pioneirismo na geração do conhecimento científico através da oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação, alicerçados no tripé ensino-pesquisa e extensão, objetivando  a sempre a qualidade na formação dos seus alunos, razão maior da existência da Instituição.

Dessa maneira, a FAMA acredita responder, efetivamente, às demandas educacionais da sociedade e participar dos problemas e desafios impostos pelo desenvolvimento local, regional e nacional.

Visão

Ser uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo governo, sociedade e cidadãos, como referência em termos da qualidade e excelência de seus serviços de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida e a preservação do espaço político-cultural e socioeconômico.

Missão

Tornar-se centro de referência na região, oferecendo subsídios à alteração da estrutura produtiva e nas condições sociais vigentes. Para tanto, propõe-se a organizar, incentivar e desenvolver, por meio da indissociabilidade entre ensino superior, pesquisa e extensão, a efetividade da capacidade técnica e a cidadania.